terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Manifesto - 20/01/2013


QUE SE LIXE A TROIKA!
Estão a destruir as nossas vidas.

A austeridade criminosa a mando da troika e dos seus governos abate-se sem contemplações sobre cada um e cada uma de nós, sobre a estrutura da nossa sociedade, sobre os nossos direitos, as nossas escolas, os nossos hospitais, a nossa água, a nossa cultura, a nossa arte, sobre toda a nossa vida.

Depois de um OE para 2013 que tudo destrói e nada constrói, o FMI vem dizer que ainda é pouco. Para garantir o pagamento de juros de dívida que são um roubo impiedoso, para continuar a salvar bancos e banqueiros, para continuar a alimentar parceiros privados, o FMI propõe mais desemprego, reformas cada vez menos dignas, menos serviço público, maior destruição do SNS e da Escola Pública, mais ruína e mais miséria. E o governo, como bom aliado, tudo tentará fazer para levar à prática estas propostas de ataque e de destruição.

Levantamos as cabeças e rejeitamos o silêncio e o convite à emigração. Reclamamos o direito à indignação, à luta, à defesa das nossas vidas, dos nossos direitos, do nosso trabalho com dignidade, das nossas reformas, das nossas escolas, dos nossos hospitais e da nossa cultura. Contrariando a inevitabilidade da destruição e da miséria, acreditamos que uma sociedade mais justa é possível. Cabe-nos a responsabilidade de participar activamente na sua construção.

Na sequência das marcantes manifestações de 15 de Setembro de 2012 e das subsequentes acções no Palácio de Belém, Assembleia da República e da manifestação cultural de 13 de Outubro, somos hoje um lugar de encontro das várias correntes democráticas anti-troika. Não temos a pretensão de representar organizações ou sectores sociais. Queremos fazer a discussão e a confluência de iniciativas com vista ao derrube deste governo e de todos os governos colaboracionistas com os programas da troika. Quando todo um povo se levanta não há troika que o derrube, não há governo que o pise. Juntemo-nos então para os derrotar.

A nossa luta terá de ser maior do que o ataque que sofremos. Por toda a parte faremos ouvir as nossas vozes e as nossas justas reivindicações. Por toda a parte construiremos, a uma só voz, uma única luta, com todos os povos reféns da especulação financeira. Em todo o mundo estaremos presentes no combate às ditaduras financeiras do FMI e dos seus aliados, contra todas as políticas austeritárias e ilegítimas de agressão.

Os povos unidos jamais serão vencidos!

QUE SE LIXE A TROIKA! EXIGIMOS AS NOSSAS VIDAS!